sexta-feira, 2 de março de 2018

Assembleia define composição da diretoria da ArPric




Nesta quinta-feira, dia 01 de março de 2018, no Instituto Cultural Casa do Béradêro foi realizada uma assembleia para ser votada a composição da diretoria da ArPric (Associação Regional de Preservação e Incentivo à Cultura). A criação da associação vem sido pensada desde o ano de 2016, e durante o ano de 2017 algumas pessoas da cidade de Catolé do Rocha, preocupadas com a situação da cultura, vinham se reunindo constantemente para discutir alguns pontos e colocar em prática a criação dessa associação.
Mesmo sem oficializada a ArPric já começou a atuar na cidade de Catolé do Rocha, realizando um evento musical no dia 19 de setembro de 2017, quando trouxe o grupo musical Tryá para uma apresentação gratuita no Salão Pax do Colégio Normal Francisca Mendes, com o apoio do Núcleo de Arte e Cultura do Câmpus IV da UEPB e do projeto PRIMA.


Cartaz do evento realizado pela ArPric.

No dia 23 de fevereiro de 2018, membros da ArPric também participaram da reunião com o representante da Secult e do Forum Nacional pelo Forró Bira Delgado, que aconteceu no Instituto Cultural Casa do Béradêro, para discutirem alguns pontos como o resgate de atividades culturais na cidade, a exemplo das quadrilhas juninas e festas de São João, além de um maior acesso aos programas culturais do governo do estado às cidades pequenas como Catolé do Rocha.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

A UEPB e a Cultura em Catolé do Rocha


Câmpus IV da UEPB - Imagem da internet


O Câmpus IV da Universidade Estadual da Paraíba, na cidade de Catolé do Rocha, além da educação superior e do curso técnico em agropecuária, vem proporcionando há alguns anos, bastante cultura aos catoleenses através de alguns eventos lá realizados.
A exemplo, a Semana Acadêmica e a Semana de Letras. Esses dois eventos, em sua parte Cultural, já proporcionaram aos catoleenses um leque de atividades, como shows de artistas de qualidade, entre eles a banda Cabruêra, Totonho e os Cabras, Escurinho, Tony Leon, Oliveira de Panelas, Seu Pereira e Coletivo 401, La Gambiarra, Assis Rosa e Trio Catolé, Felipe Mayku, Legionários entre outros. Além de bons shows, também aconteceram palestras com grandes nomes como Bráulio Tavares, Roger de Renor, e ótimos professores. Peças teatrais, oficinas, exposições, cineclube com sessões de ótimos filmes, além de apresentações de curtas, tudo isso de forma gratuita.
No ano de 2017, na quarta edição da Semana Acadêmica, foi realizado um encontro de Sanfoneiros com a participação de Luizinho Calixto, Gitana Pimentel, Bichinho do Acordeon, Netinho do Acordeon entre outros. Nesse mesmo ano, o NAC (Núcleo de Arte e Cultura) ofertou um circuito de oficinas à comunidade acadêmica e comunidade em geral. Oficinas como violão, percussão, cordel, dança, oficina de futebol e treinamento funcional e oficina de xadrez, totalmente gratuitas.
Professor Rômulo Lima - Facebook
Tudo isso com o apoio do Reitor Rangel Junior e o empenho de alguns professores do curso de letras, com destaque para o professor Rômulo Lima, que é o maior incentivador e produtor cultural daquele Câmpus e na maioria das vezes está à frente desses eventos.
A população catoleense agradece a UEPB e em especial ao professor Rômulo Lima. Todos torcem para que o mesmo continue produzindo esses eventos culturais pois, universidade não deve ser só teoria nem cimento e tijolo, a universidade deve ir além da sala de aula, além das paredes. A universidade deve atingir a comunidade em geral, não só a acadêmica, assim como tem sido feito pelo professor Rômulo Lima no Câmpus IV da UEPB.