(Foto: Internet) |
A luta pelo fortalecimento do forró continua. Desta vez, no Rio de Janeiro. O Sesc de lá realiza entre os dias 26 e 28 de abril o Fórum Forró de Raiz RJ, evento que reunirá personalidades, artistas, pesquisadores e profissionais reconhecidos nacionalmente pela sua atuação na cadeia produtiva do forró.
Um dos representantes da Paraíba será a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, que fará uma performance-manifesto ao lado de artistas como a também paraibana Sandra Belê. “Estamos na luta pela valorização do forró, que não vive um bom momento. Apesar disso, está sendo gratificando encontrar pessoas e instituições dispostas a lutar conosco”, afirma a produtora Joana Alves, da Associação Cultural Balaio Nordeste.
O show realizado no dia 28 na Feira de São Cristóvão, reduto da cultura nordestina no Rio, também contará com a presença de artistas como Anastácia Forrozeira, Cassiano Beija Flor, Cris da Maria Filó, Del Feliz de Salvador, Gilberto Teixeira, Igor Konde, Antônia Amorosa, Caceteiro do Forró, Sergival Silva e Oswaldinho, entre outros.
Outros fóruns regionais já foram e serão realizados pelo país por iniciativa do Fórum Nacional de Forró de Raiz. “Conseguimos o apoio da senadora Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, que quer levar a discussão para o Senado. Também conversei com o ministro da Cultura na semana passada e já marcamos uma reunião em Brasília para conversar sobre o forró enquanto Patrimônio Imaterial Brasileiro”, completa Joana.
Patrimônio imaterial
Para ganhar o título, o forró precisa comprovar sua continuidade histórica e relevância nacional para a memória, identidade e formação da sociedade brasileira junto ao Iphan.
0 comentários:
Postar um comentário