Colégio Normal Francisca Mendes (Foto: Facebook) |
O Colégio Normal Francisca Mendes, na cidade de Catolé do Rocha, na Paraíba, um dos principais educandários do sertão paraibano, pioneiro na formação de professoras normalistas na região completa neste dia 11 de abril, 79 anos de atividades educacionais.
Em sua história de fundação consta que em 1936, Antonio Mendes Ribeiro, filho de Catolé do Rocha e empresário razoavelmente bem sucedido na capital do estado, numa das visitas a sua terra natal, consultou o padre Joaquim Assis – conhecido como padre Assis, então vigário da cidade – como poderia perpetuar o nome de sua genitora.
Diante de um quadro educacional em que não existia formação para as mulheres, a Cidade de Catolé do Rocha estava desejosa de um educandário feminino. Assim, a construção de um educandário para mulheres para formar normalistas que se encarregariam não só da educação desse município, mas de uma grande quantidade de municípios vizinho seria perpetuar a memória da senhora Dona Francisca Henriques Mendes, que nasceu em Catolé do Rocha em 07 de setembro de 1847 e faleceu na cidade da Parahyba do Norte, em 26 de janeiro de 1926.
Assim, em agosto de 1937, foi lançada a pedra fundamental, pelo Coronel Antônio Mendes Ribeiro, para que se pudesse dar início ao projeto de construção do educandário, com o objetivo de deixar gravado, na memória da historia educacional da cidade, do estado e, como não dizer, nacionalmente, o nome daquela a quem devotava tão grande amor filial.
Hoje, o Colégio Francisca Mendes destaca-se no ensino da região como um alto índice de aprovação de seus alunos em diversos cursos como Medicina, Direito, Engenharia, Enfermagem, História, Química Industrial, entre outros.
O Francisca Mendes segue escrevendo sua história de sucesso em educação com muitas novidades. Além de contar com o ensino regular, com Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, o colégio conta também com Cursinho Pré-vestibular, Curso de Inglês, aulas de Reforço Escolar, aulas de Flauta e aulas de Balé.
0 comentários:
Postar um comentário