segunda-feira, 16 de abril de 2018

Mestre Afonso, líder do Maracatu Leão Coroado, morre aos 70 anos

(Foto: Bruna Monteiro DP/D.A Press)
O Mestre Afonso Gomes de Aguiar Filho, de 70 anos, morreu na noite deste domingo (15) durante um toque para Oxú em um terreiro no bairro de Águas Compridas, em Olinda. Segundo amigos e familiares, ele passou mal durante a cerimônia e chegou a ser socorrido, mas não resistiu a um infarto fulminante. Seu corpo está velado no próprio terreiro. 

Afonso Aguiar estava à frente do Maracatu Leão Coroado desde 1997. Ele foi o sucessor do Mestre Luíz de França, uma das maiores referências da cultura do baque virado em Pernambuco. Além de liderar a nação centenária - o Leão Coroado é uma das mais antigas nações de baque virado em atividade no Estado, com 155 anos de história, reconhecida como Patrimônio Vivo de Pernambuco -, Mestre Afonso viajava o mundo ensinando os fundamentos do maracatu e, também, esatava à frente da Associação de Maracatus de Olinda (AMO).

Nas redes sociais, batuqueiros de várias nações e apreciadores do maracatu prestaram suas homenagens ao mestre. A Associação de Maracatus Nação de Pernambuco comentou: "A cultura negra e os maracatus nação estão em luto"; os perfis das nações Almirante do Forte e Cambinda Estrela também prestaram homenagens.

0 comentários:

Postar um comentário