quinta-feira, 19 de abril de 2018

Projeto da UFPB arrecada livros para ação inusitada de doação

(Foto: Acervo do projeto)
Imagine sua surpresa ao encontrar um livro sobre um banco de praça! Essa é uma das sensações provocadas pelo projeto Esquadrão Leitura, coordenado pela professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFPB, Maria Regina Baracuhy, que tem por objetivo promover a leitura entre os cidadãos de João Pessoa.

Para sua primeira ação de 2018, o grupo vai receber doações de livros na Praça da Alegria, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), campus I da unversidade, na próxima sexta (20), das 8h às 12h. Serão aceitos livros de literatura infantil, infanto-juvenil e para adultos, em bom estado de conservação, que serão distribuídos para a população no sábado (21), em evento no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, localizado na capital paraibana.

Projeto

Os livros arrecadados pelo esquadrão Leitura são deixados aleatoriamente nas praças públicas da cidade e em outros espaços de grande circulação de pessoas. Os integrantes observam o comportamento daqueles que os encontram e, em seguida, se apresentam, explicando os objetivos do projeto.

“Além disso, pedimos o retorno dessas pessoas sobre a ação. Cada livro tem um marcador de página contando um pouco sobre o Esquadrão Leitura. Queremos conhecer o público que se interessa em pegar esses livros em praça pública e ver o impacto da leitura em suas vidas”, explica a professora.

Segundo Maria Regina Baracuhy, a reação das pessoas, ao encontrarem os livros, são as mais diversas. “As crianças ficam com os olhos brilhando. Os pais ficam agradecidos por aquele presente. Teve uma jovem que fez uma selfie com o livro”, conta.

Em 2017, foram realizadas duas ações-piloto do projeto. A professora e dez alunos da graduação doaram 50 livros, em sua maioria, de autores paraibanos. “Percebemos que o público não conhece os autores daqui. Temos verdadeiros talentos na poesia e prosa que não são divulgados pelas livrarias”, reflete.

Fonte: www.ufpb.br

0 comentários:

Postar um comentário