(Foto: Reprodução) |
A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) apresenta, nesta sexta-feira (18), grande concerto com a participação do pianista norte-americano David Korevaar. A apresentação será às 20h e marca a volta da Orquestra ao seu local oficial de apresentações, a Sala Radegundis Feitosa, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), Campus de João Pessoa, que passou alguns meses interditada para manutenção. A entrada é gratuita e recomendável para todas as idades.
Dividido em séries temáticas, a temporada da OSUFPB de 2018 busca contemplar temas específicos em obras musicais a partir do teor conceitual de sua criação, exaltando as motivações estéticas, políticas, históricas e até pessoais que levaram grandes compositores a produzirem suas obras. Desta forma, os concertos levam ao espectador a possibilidade de mergulhar mais profundamente na música produzida por esses compositores. Com essa estratégia pedagógica em fina sintonia no conteúdo artístico desses criadores, a OSUFPB cumpre seu papel de formar plateia.
O concerto desta sexta-feira (18) contempla a série Augusto dos Anjos, que neste ano apresenta quatro programas baseados em compositores que, de algum modo, foram afetados pela Primeira Guerra Mundial. Em cada um deles, ressalta-se a música de algum dos principais países combatentes e abordamos um aspecto psicológico descrito em obras de arte concebidas durante os anos da guerra. Este programa, em específico, é focado na música inglesa e inspirado no poema "My boy Jack" de Rudyard Kipling, onde se vê destacada a dor dos pais que perderam seus filhos em batalha.
O pianista David Korevaar é o primeiro dos convidados internacionais da temporada 2018. Nesta sexta, o consagrado músico interpretará o Concerto n. 1 para Piano e Trompete de Dmitri Shostakovich, ao lado do trompetista Flávio Gabriel, que é professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG) e que foi especialmente convidado para este concerto. Também serão executadas a Suite para Cordas, do compositor inglês Frank Bridge e a Elegia “Perdas”, do compositor José Orlando Alves, que é professor do Departamento de Música e também membro do Laboratório de Composição Musical (COMPOMUS), ambos da UFPB. Esta obra terá nesse momento a sua estreia mundial. A regência é do maestro Thiago Santos, regente titular da OSUFPB.
David Korevaar
David Korevaar é um pianista prestigiado nos EUA, Ásia e Europa. Mantém-se ativo em sua carreira artística como pianista, solista e camerista ao mesmo tempo em que se dedica ao ensino como professor na Universidade do Colorado Boulder.
(Foto: Reprodução) |
Possui os títulos de Doctor of Musical Arts, Master of Music e Bachelor of Music, todos pela famosa Juilliard School de Nova Iorque. Possui um repertório variado e extenso, aliado com seu trabalho com compositores vivos e sua própria experiência na composição. Com equilíbrio e sucesso, tem tocado frequentemente em diversas cidades dos EUA, Austrália, Japão, Coréia, Abu Dhabi e Europa.
O Regente
Thiago Santos
O carioca Thiago Santos foi o primeiro latino-americano contemplado com a bolsa de estudos Leverhulme Arts Scholar para o renomado programa de regência orquestral do Royal Northern College of Music, na Inglaterra. Atuou como regente assistente das orquestras BBC Philharmonic e da Royal Liverpool Philharmonic.
(Foto: Reprodução) |
No Brasil, dirigiu a Filarmônica de Minas Gerais, Sinfônica de Porto Alegre (RS), Sinfônica de São José dos Campos (SP), Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre outras. Na Inglaterra, também trabalhou com a Stockport Symphony, Nottingham Philharmonic e Manchester Camerata. Ainda na Europa, regeu a Buhoslav Martinu Philhamonie (República Tcheca) e U Artist Festival Orchestra (Ucrânia).
Cursou bacharelado e mestrado em regência na UFRJ com André Cardoso. Atualmente é o maestro titular da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB).
A OSUFPB
A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB e pertence ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.
Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7123.
Fonte:
Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria
0 comentários:
Postar um comentário